23 de outubro de 2009

Lembrete: Os microrganismos e a recuperação de áreas degradadas


Entende-se como área degradada aquela que, após algum distúrbio (esse a maioria das vezes provocado por ação do homem) encontra-se em algum tipo de desequilíbrio , não conseguindo manter um ecossistema saudável e compatível com o encontrado antes da ocorrência de tal distúrbio.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, quando se pensa em recuperação de áreas degradadas, o principal objetivo não é fazer aquele local tonar-se exatamente igual ao que era antes, as vezes nem mesmo parecido, mas o que mas tem sido feito é a aplicação de técnicas que enriquecerão aquele ambiente e desta forma a própria regeneração da natureza de conta de recuperar um ecossistema doente.

Neste contexto, o que vemos são sempre técnicas voltadas para o plantio de mudas (quantas empresas por aí não saem plantando mudas a torto e a direita?), que por suas características conseguiram reiniciar ou acelerar o processo de sucessão ecológica naquele sistema, e desta forma, com algum tempo e cuidado, chega-se a um resultado satisfatório.


Mas o que muitas pessoas esquecem é o papel importante que os microrganismos do solo exercem neste método. Principalmente porque são eles (bactérias e fungos) que desempenham um dos processos mais importantes na manutenção de um ecossistema. A decomposição, e consequente reciclagem de nutrientes são fundamentais para que não somente aquelas mudas cresçam e se desenvolvam, mas que também deixem descendentes, e mantenham aquele sistema saudável.

Além disso microganismos podem ser importantes fatores de estimulo do crescimento das plantas, já que podem agir como fixadores de nitrogênio atmosférico (nutriente essencial para o desenvolvimento vegetal), podem alterar o estado de compactação do solo, e também melhorar a retenção de água pelo mesmo, entre outro benefícios.

Uma técnica muito comum é a plantação de mudas com inóculos de microrganimos pré-inseridos, ou também a realocação de solo de uma área não degradada (quando disponível) para a área de plantio.

Só pra lembrar um pouco do micromundo que as vezes esquecemos mesmo.

10 comentários:

Cláudia Schoof disse...

Olá Davi!!

Obrigada por visitar meu blog e pelo elogio! =)
Digo o mesmo do seu, bastante interessante! Não manjo muito de ecologia, quem sabe lendo seu blog eu acabe aprendendo um pouco mais né? Adicionei o link o meu blog!

Abs,
Cláudia

Consciência com Ciência disse...

Muito bem lembrando Davi!!

Prof. Fabiano Reis disse...

beleza, de blog parabéns rapaz e continue firme na proposta de teu blog excelente conteudo e Layout muito abacana, abraços.

Barbara Galvão disse...

Olá, Parabéns pelo Blog.
Muito legal aqui!
Virei seguidora ;)
Beijos e Feliz Ano Novo!

http://falabah.blogspot.com/

gustavo uriartt disse...

acertou na mosca! estou avaliando uma recuperação de área, e o pessoal deixou as plantas a sua própria sorte e se esqueceram da vida no solo. sugeri consórcio de aveia e ervilhaca e uma mãozinha com cálcio. bem pouquinho...

belo "blog".

estetik disse...

Muito bom site. Graças aos esforços do passado.

Viva e salve vidas! disse...

Oi Davi, eu também sou estudante de biologia. E achei seu blog de mais! Espero que possamos trocar muitas informações acerca de nosso maravilhoso curso. Eu ainda estou realizando provas , mais assim que tiver tempo vou ler cada um dos artigos e comentar acerca do mesmo, um grande abraço, Julio Moura.

HPLC disse...

Bem bacana mesmo esse post

Biosfera disse...

Olá,
Vimos que nos adicionou em sua lista de blogs, ficamos honrados. Esperamos que esteja gostando de nosso conteúdo.
Viemos pedir para alterar o link, porque mudamos de domínio, agora somos www.biosferams.org e para que vc não direcione os visitantes para o endereço antigo, pedimos essa alteração

abraços.

biopdf disse...

Gostei bem esclarecedor