28 de julho de 2009

A tecnologia verde e a obsolescência perceptiva.

Novo celular da Samsung (Bio Cover)

Tem sido recorrente na blogosfera o assunto das novas "tecnologias verdes" ou" greentechs" as quais as grandes empresas de tecnologia têm se utilizado para rotular seus mais novos produtos.
Obviamente o lançamento de tais produtos vêm sempre acoplado à uma enorme campanha de marketing de proporção a altura.

Sempre fazendo referências ao aquecimento global, e a emissões de gases de efeito estufa, as empresas vem cada vez mais buscando nesse campo uma forma de se adaptar a uma preocupação crescente entre seus consumidores. E se aproveitando da falta de informação do público acabam por estimular o principal vilão de toda a crise ambiental que vivemos atualmente. O consumo desenfreado e irresponsável!E esse é o objetivo principal.

Afinal de contas, uma empresa não faz mais do que a obrigação em melhorar a eficiência energética de seus produtos eletrônicos, porque vivem e exploram no mesmo planeta que todos nós.
Então qual seria o propósito de transformar tais produtos em uma linha totalmente diferente e direcioná-lo a um publico especifico, e ao mesmo tempo continuar fabricando os mesmos produtos que fabricavam antes?

Mesmo aquelas que pensam um pouco a frente e mudam (ou pretendem mudar) toda sua linha de produção afim de realmente reduzir seu impacto global. O fazem pelas razões erradas, e isso nos mantém ainda a mercê do consumo.

Além disso temos a moda. Ser verde é tendência. Já é possível ver pessoas se desfazendo de produtos perfeitamente funcionais para trocá-los por produtos "eco-amigos". Reproduzindo o comportamento que sustentou o capitalismo e é responsável por boa parte dos esgotamentos dos recursos naturais, da pobreza e da má distribuição das riquezas.

E se tudo isso for um fracasso? E se o "ser-consumidor" e o "ser-humano" mostrarem-se diferentes em formas de pensar e agir? E se os produtos verdes forem um fracasso de vendas?

Fica a pergunta...

Um comentário:

Daniela Lima disse...

Pela operadora a qual tenho uma conta de telefone celular, posso trocar o aparelho anualmente por um novo, ou melhor, resgatar um aparelho novo, o outro continua comigo... fazia isso anualmente, dei os antigos para minhas sobrinhas, mas decidi cuidar o máximo do meu atual, repeitar as normas certinhos para bateria, e usar ele o tempo q durar, acho que esse que estou é um bom aparelho, já irá fazer um ano e ele está sem problemas ao contrário dos outros que duraram literalmente 1 ano, talvez pq tenha cuidado melhor desse... os pontos que tenho com a operadora, usarei de outra forma. Acho q as pessoas antes de se desfazerem dos seus aparelhos para adquirirem um greentechs devem pensar na real necessidade do produto no momento, isso vale para qqr produto deste tipo... pense nos resíduos gerados, já não basta o Brasil estar importando lixo?? aff!!! Muito modismo penso eu!!