6 de agosto de 2009

Humor e ciência! Nem tudo está perdido...

As vezes é preciso lembrar que a ciência é feita por seres humanos como todos nós, e como a formalidade do ambiente acadêmico é a face mais vista pelas pessoas (inclusive as que trabalham no meio) as vezes é muito bom e intrigante ver certas situações em que o lado humano bem-humorado aparece.

E isso não é importante apenas para nos libertarmos um pouco do "mito do cientista maluco", que retrata o praticante da ciência como um ser alienado do mundo e das relações sociais. Mas também o é a partir do ponto que ajuda a divulgar e a popularizar a ciência, de uma forma engraçada e bem-humorada, um dos grandes desafios pra qualquer educador do mundo.

Resolvi fazer esse post retratando uma pequena amostra do que tenho visto pela internet.

Já falei aqui no blog sobre o site PhdComics, esse site é idealizado por Jorge G. Cham, Phd em engenharia mecânica pela Universidade de Stanford (EUA), e trata de uma forma cômica e ligeiramente ácida os principais temas que envolvem a vida de um estudante que pretende seguir carreira acadêmica. O engraçado é que as "tirinhas" desenhadas pelo autor do site são universais e abordam temas que podem ser aplicados em qualquer nível das relações profissionais e/ou acadêmicas.

"Eu tenho tanta coisa para fazer amanhã. Eu preciso dormir. Que horas são? Puxa vida, porque eu não consigo dormir?"
"No dia seguinte:"


Abordando temas como a relação orientador/orientado, a relevância dos trabalhos científicos e das teses, as crises existenciais e a relação da mídia com a ciência, a leitura leva a qualquer um que tenha passado por situações minimamente semelhantes a boas gargalhadas.

Mas o interessante é que o humor na ciência não se restringe ao humor inteligente e ácido, temos como exemplo um vídeo que vi outro dia após receber o link pelo Twitter.



Esse é um exemplo clássico de humor pastelão, muito bem feito e idealizado, e pra qualquer um que saiba o que é um PCR (reação em cadeia da polimerase) é de se urinar de rir, os dois vídeos me parecem ser propagandas da Bio-Rad Laboratories, que fornece produtos como o termociclador (maquina que aparece no primeiro vídeo) que é reponsável basicamente por fazer as mudanças de temperatura necessárias á uma reação de PCR.

E claro não poderia deixar de fora meu formato de comédia predileto, o stand-up comedy (ou comédia em pé) e acabei achando sem querer os vídeos desse cara chamado Brian Malow. Que fiz questão de aprender de ultima hora a legendar um vídeo e postar no blog (de nada).




Esse é só um pequeno exemplo, se gostaram procurem por mais vídeos dele no YouTube, mas infelizmente não encontrei nenhum legendado.

Sim.. o mundo é cômico!

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu caro amigo davi. concordo plenamente com vc que tudo com um pouco de humor fica mas simplificado e de melhor entendimento os videos com certeza é de se urinar de ri kkkkkkkkkkkkkkk mas o primero video nada mas e do que um laboratorio com uma puta criatividade para vender seu produto.abraços do seu amigo andré